quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Ryan Gracie - EU SOU A LENDA


“QUANDO O HOMEM SE CONFUDE COM A LENDA
NASCE O MITO.”

“Nascido malandro astucioso, corpo irrequieto, protetor, doce de leite na boca das meninas, desatador de elástico de calcinhas de mulher sabida, mão aberta, gastador irresponsável do seu e do dinheiro dos amigos, e PhD em porradas dentro e fora dos ringues, eis que alguns puristas teimam em dizer ser questionável de conduta. Mas que na realidade trata-se de um anjo, anjo temível, mas um anjo...” (Robson Gracie, em 2004)

Quem ainda não comprou a Gracie Magazine de janeiro corra atrás e compre, imperdível a matéria de Luca Atalla, sobre Ryan Gracie. E não é questão de ser fã ou não, é questão de ser um documento histórico aos praticantes e admiradores das artes marciais.

Impecável o modo como foi abordado o assunto, em nenhum momento tentaram transformar o Ryan em um santo, o que definitivamente ele mesmo nunca fez questão de ser, mas todas as histórias contadas sobre ele certamente o tornam um personagem de sua própria história, um personagem dele mesmo, um herói ou até anti-herói de uma fábula moderna sem final feliz.

Passado um mês de sua morte, muitas coisas ainda não foram esclarecidas, muitas dúvidas continuam no ar, mas a verdade mesmo, nua e crua, essa foi com ele, só o próprio Ryan poderia dizer o que aconteceu naquela madrugada de sábado.

Seja como for, uma coisa é certa, “O Fera” nunca será esquecido, saindo das páginas dessa vida louca e indo ilustrar os ringues e tatames dos eternos guerreiros.

“Tenho duas satisfações na vida: uma, agradar aos que gostam de mim. Outra, talvez a mais importante, é contrariar os que estão contra mim. Ou seja, torcida contra me dá mais prazer que a favor.” (Ryan Gracie)

ANDRÉA ALVES
Rio do Tubarão - SP

Nenhum comentário: